banner2012

1000 PESSOAS PARTICIPARAM NO PASSADO DOMINGO
JUNHO 23 - DIA INTERNACIONAL DO YOGA 2013 - LISBOA

Organização da CONFEDERAÇÃO PORTUGUESA do YOGA
com o apoio da CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, FUNDAÇÃO INATEL,
COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL e PLANO NACIONAL PARA A ÉTICA NO DESPORTO

 

01 

Mais de 1000 praticantes no Dia Internacional do Yoga – Mega Aula do Yoga – Mahá Shakti Namaskára

 

A cidade de Lisboa voltou a ser o centro Internacional da Grande Comemoração do Dia Internacional do Yoga (WYD). Associados a este Primeiro Dia Internacional Inter Étnico, Inter Cultural e Inter Religioso, Dia da Luz, em que se Celebra o ADN Humano, estiveram o Vereador do Desporto e Educação da Câmara Municipal de Lisboa – Dr. Manuel Brito, a Dr.ª Maria Barroso, o Embaixador da Índia em Portugal – Mr. B. B. Tyagi, Prof. Moniz Pereira e Rão Kyao.

 

Esta iniciativa promovida pela Confederação Portuguesa do Yoga reuniu mais de 1000 adultos, entre Mestres, Professores, Instrutores e praticantes do Yoga, e uma centena de crianças, também elas praticantes do Yoga, oriundos de Norte a Sul de Portugal e de todo o Mundo. Este Dia é candidato na UNESCO / e na ONU a ser oficializado como PRIMEIRO DIA GLOBAL DA HUMANIDADE – no SOLSTÍCIO, JUNHO 21, (é sempre comemorado ao Domingo). É um Dia em que por 24h não haja derramamento de sangue, Inter Étnico, Inter Cultural e Inter Religioso. É um Dia pela Fraternidade Humana, o Dia da Luz e da Inteligência, um Dia pela Tolerância. Iniciado em 2001 e comemorado desde 2002, reúne todos os anos os principais Partidos Políticos Nacionais, as mais importantes Religiões do Mundo, e personalidades de renome, para além das Escolas mais conceituadas do Yoga do Mundo.

 

 
WYD - 2013
 
WYD - 2013
 

Para além de Portugal e Índia (pátria mãe do Yoga), estiveram também representados os Estados Unidos (Costa Este, Oeste e Havai), Rússia, Argentina, Chile, Brasil, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Noruega, Áustria, Ucrânia, Polónia, Bélgica, Grécia, Malásia e Singapura.

     
WYD - 2013
Eng.ª  Margarida Mesquita Cardoso
  WYD - 2013
Prof. Moniz Pereira
     

Na Cerimónia Inaugural foi entregue o Prémio Gandhi-Sérgio Vieira de Mello, com que a Confederação Portuguesa do Yoga destaca o trabalho feito em prol da Globalidade Justa, Igualdade Inter-Étnica, Fraternidade e Contribuição Social, ao Eng.º Edgar Cardoso (a título póstumo) tendo sido recebido pela sua sobrinha Eng.ª Margarida Mesquita Cardoso e ao treinador de atletismo de renome internacional Prof. Moniz Pereira.

 
WYD - 2013
O Yoga Avançado do PASHUPATI
 

Este ano a galardoada com o Prémio Homenagem foi uma das primeiras Professoras do Yoga de Portugal – a Prof.ª Clotilde Ferreira – Mestra Rupa. O Prémio Carreira foi atribuído a Tara Michäel, Doutorada em Estudos Indianos, Estudiosa de Samskrta e autora de diversos livros sobre Yoga.

     
WYD - 2013
Prémio Homenagem - Prof.ª Clotilde Ferreira – Mestra Rupa
  WYD - 2013
Prémio Carreira - Tara Michäel
     

 

WYD - 2013
PASHUPATI e OMKÁRA em palco
 

Este Dia já foi oficialmente proclamado na Índia em 2011 – Dezembro 4 e 5 – numa Cimeira que juntou as Principais Linhagens do Yoga Tradicional da Índia, com a Co-Organização da Confederação Portuguesa do Yoga (única Instituição de fora da Índia aceite nesta Cimeira). Desde então o número de Países e Instituições do Yoga que se juntaram a este movimento cresceu exponencialmente, tendo neste ano de 2012, o Dia Internaciona do Yoga sido comemorado em mais de 30 Cidades por todo o Mundo. 

A CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA foi a anfitriã desta Grande Comemoração, constituindo-se como um parceiro estruturante deste Projecto Global, contribuindo conjuntamente com a EMBAIXADA DA ÍNDIA,  PLANO NACIONAL PARA A ÉTICA NO DESPORTO, a FUNDAÇÃO INATEL e o COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL para a sua valorização e divulgação. Também o Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, UNICEF, Fundação Pró-Dignitate, Fundação da Juventude, Instituto Português da Juventude, e toda a Comunidade Hindu de Portugal apoiaram esta iniciativa.

 

     
WYD - 2013
A fabulosa arte do Rão Kyao e a sua música
 
WYD - 2013
A simbiose da Flauta de Rão Kyao e o Yoga Avançado do Pashupati, no Yoga e Arte
     

 

WYD - 2013
As Entidades Oficiais
 

A presença das Entidades Oficiais (da direita para a esquerda): Dr. Nagendra – Presidente da Vivekananda Yoga University (S-VYASA) – India, Hon. Mr. Justice H L Gokhale – Juiz do Supremo Tribunal e representante do Governo da Índia, Sua Excelência o Embaixador da Índia em Portugal – Mr. B. B. Tyagi, Dr. Manuel Brito – Vereador do Desporto, Educação e Proteção Civil da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. José Lima Coordenador do Plano Nacional para a Ética no Desporto (PNED), Dr. António Rola – representante da Direcção Desportiva da Fundação INATEL. Na cerimónia inaugural deste Dia esteve também presente a Madrinha do Projecto a Dr.ª Maria Barroso – Presidente da Fundação Pro Dignitate.

 
WYD - 2013
O Promotor do Dia Internacional do Yoga – Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga – Gr. Mestre Jorge Veiga e Castro/
Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája e a Dr.ª Maria Barroso
 

 

As Maiores Religiões do Mundo juntas
Abençoam o Dia Internacional do Yoga e o Planeta

 

 
WYD - 2013
As maiores Religiões, e Filosofias, do Mundo em palco – e os seus poderosos votos
 

Os representantes das Principais Religiões e Filosofias deram as mãos em nome da Paz, e abençoaram o Planeta em conjunto, no firme propósito de apelarem aos seus Líderes para que se pare o derramamento de sangue na Humanidade (em nome de um Princípio Criador), enfatizando a riqueza da diversidade, a tolerância e o apelo a que realcemos o que temos em comum em nome da Fraternidade Humana. Foi igualmente lida uma mensagem de Sua Excelência Reverendíssima o Bispo Auxiliar de Lisboa – D. Nuno Brás da Silva Martins. Os presentes foram (da direita para a esquerda): representando o Templo Rádha Krshna Portugal - Shastriji Nitesh kumar Trivedic; representando o Hinduísmo – Índia, H.H Pujjya Svámin Paramatmánanda; o Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga - H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája; representando a Comunidade Israelita de Lisboa - Rabino Eliezer di Martino; representando a Igreja Ortodoxa Constantinopla Grega - Padre Alexandre Bonito; representando a União Italiana Sikh - Hari Singh Kalsa; representando a Igreja Evangélica Presbiteriana de Portugal - Pastora Sitanela; representando a Direcção da União Budista Portuguesa - Dr. António Faria; representando o Templo Shiva em Portugal - o Senhor Kantilar Vallabhdas; representando a Ordem Sufi Naqshbandi - Sr. Abdal Latîf, seguidor do Grande Mestre Mawlana Shaykh Nazim; representando a Comunidade Fé Bahái – o Senhor João Castela Jacques; representando a Meditação da Reconciliação –a Senhora Maria José Passanha.

As Escolas do Yoga Internacionais e Nacionais

 

 
WYD - 2013
 
WYD - 2013
 
WYD - 2013
Todas as Escolas do Yoga em Palco – Índia, Américas, Europa com Portugal incluído
 

As Escolas do Yoga Mundiais e Nacionais presentes em força no World Yoga Day que compareceram não só no dia 23 de Junho na Pista de Atletismo Municipal Prof. Moniz Pereira, como também no dia anterior, na Conferência Mundial do Darshana / Filosofia e Ciência (da direita para a esquerda): H.H. Svámin Paramátmánanda Sarasvatí Mahá Rája – Secretário Geral da Hindu Dharma Acharya Sabha – India, Subodh Tiwari - Administrador do Keivalyadhama Yoga Institute – India, H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Mahá Rája – Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, H.H. Gurudev Svámin Amrit Desai – Director do Amrit Yoga Institute, Sadasivanathaswami do Kauai's Hindu Monastery, Svámin Nirliptánanda – Director e Líder espiritual do London Sevashram Sangha – Inglaterra, Dr. Chandra Bhandari – Ex-Embaixdor da Índia e Professor do Yoga, Svámin Rámachandránanda – Estados Unidos, Dr.ª Shirley Telles – representante do Patãnjali Yogpeeth, Sister Jaymini – Brahma Kumaris, Brahma Kumaris Mara Gomes – Brahma Kumaris Portugal, Maháprabhu Das – Director de Comunicações ISKCON da Bélgica e Europa e Secretário Geral do Fórum Hindu da Bélgica e da Europa – Bélgica, Nalanie Chellaram – representante da Integral Yoga International. Membra da Direcção do Satchidananda Ashram-Yogaville – Espanha, Jose Manuel Abeleira – representante do Mestre Iyengar – Espanha, Balvinder Chandiok Ji – Art of Living – representente de H.H. Shri Shri Ravi Shankar, Michael Kissener – representante do Svámin Veda Bharati - Yoga Research Institute – India, Dr. Dilip Sarkar – Presidente da International Association of Yoga Therapists, Rajan Narayánan - Secretário do Concelho Internacional de Acreditação do Yoga – USA, Hari Singh Khalsa - Presidente da União Italiana Sikh – Itália, Thierry Van Brabant – Diretor do Centre Santosha Thierry Van Brabant – Bélgica, Maria Maleviti – representante do Instituto Eva Ruchpaul – Grécia, Maestro Surabhi - President of FEYS Spanish Yoga Federation Satsanga – Espanha, Maestro Manuel Paz – Madhava - Presidente de la Asociación de Yoga SANATANA DHARMA e Vice-Presidente da Confederação Ibérica do Yoga – CONFIBERYO – Espanha, Pundit Radheshyam Mishra – Director da Ujjain Yogalife Society – India, Manoj Thakur – SVYASA Singapure – Singapura, Yogacharya Yudhisthira Maharaj  - Maestro Isidro Fernández - Director da Escola Argentina do Yoga e Ayrveda – Argentina, Svámin Shankara Sarasvatí - Guru e Reitor Espiritual da Unishankara Yoga Ashram – Brasil, Prof.ª Ingunn Hagen – Noruega, Prof. B M Hedge – India, Dr. Adarsh Deepak – Chaiman of Taksha University (cientista da NASA), Prof. Leszek Kulmatycki – Polónia, Dr. Arpan Bhatt – Professor de tablá – India, Professor Doutor Alex Hankey - professor de Física Avançada na Universidade VYASA - Inglaterra, Mestra Chandra Devi – Presidenta da Federação Lusa do Yoga, Mariana Issakova – representando a Federação do Yoga da Rússia, Dr.ª Alice Paulo – representante da Federação do Yoga do Sul e das Federações Regionais, Mestra Catarina Ferreira – representante da Associação Regional do Yoga do norte e das 5 Associações Regionais do Yoga de Portugal, Inst.ª Mónica Neves – representando o Áshrama da Ilha da Madeira da Confederação Portuguesa do Yoga, Inst.ª Krshna Jobanputra – representando as Escolas da Confederação Portuguesa do Yoga em Inglaterra. 

A Abertura do Dia Mundial do Yoga para Crianças foi feita em palco o Coro infantil de Santo Amaro de Oeiras, com o tema O MEU PLANETA AZUL, que em Maio de 2012 venceu o Concurso Internacional da Global Rockstar, entre 350 músicas de todo o Mundo o que os levou a participar na Cimeira da Terra, no Rio de Janeiro. Após a actuação do Coro Infantil seguiu-se uma Aula do Yoga especialmente dedicada à cerca de centena e meia de crianças presentes.

 

 
WYD - 2013
Coro infantil de Santo Amaro de Oeiras
 

 

 
WYD - 2013
Yoga para Crianças – pela defesa do Futuro – da auto responsabilidade
e da preservação dos ecossistemas e da Fraternidade
 

Ao longo do dia houve diversas atividades comemorativas, entre elas, uma Mega Aula do Yoga para Todos – o Mahá Shakti Namaskára, apresentações de Kírtana pelo Coral Orquestra – OMKÁRA, Demonstrações do Yoga pelo PASHUPATI – Demonstradores do Yoga Tradicional Avançado para Adultos e Crianças, Dança Indiana pelo Shiva Rája – Grupo de Dança Clássica Indiana - Bharatnathyam, todos da Confederação Portuguesa do Yoga. Assistiu-se ainda a apresentações de Dança Indiana pela bailarina Ganna da Ucrânia, apresentações de Kírtana pela ISKCON – Movimento Hare Krshna, e a apresentação de DHIKR - Meditação Sufi por Abdul Latîf, da Ordem Sufi Naqshbandi, entre outras.

 
WYD - 2013
Demonstração de Dança Tradicional Indiana pela Bailarina Ganna de Bharatnathyam
 

 

WYD - 2013
DHIKR - Meditação Sufi por Abdul Latîf, da Ordem Sufi Naqshbandi
  WYD - 2013
A intervenção da Escola do Yoga convidada –
ISKCON - Movimento Hare Krshna Internacional
     

 

WYD - 2013
Apresentação de Bhárata Nathá Yama pelo Grupo Shiva Rája
 

As Comemorações enfatizaram também o trabalho dedicado da Sorriso Solidário - Associação de Apoio a Causas Sociais, Ambientais e Culturais,  AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, e LPN – Liga de Protecção à Natureza.

     
WYD - 2013
Dr. Miguel Mendesum dos fundadores da
Sorriso Solidário
  WYD - 2013
Eng.º Jaime Manuel Carvalho Ferreira
Presidente da AGROBIO
     

O Gr. Mestre Internacional do Yoga Jorge Veiga e Castro / H.H. Jagat Guru Amrta Súryánanda Ji Mahá Rája - Presidente da Confederação Portuguesa do Yoga, enfatizou que “esta é a nova Era do respeito pela Vida onde salientamos o que temos em comum e simultaneamente a riqueza da diversidade”. O objetivo é “comemorar o primeiro dia em que ninguém morreu sem ser de forma natural, começando uma nova Era de respeito pela vida humana onde ninguém morra por armas, assassínios, acidentes de viação, etc. Portugal está a ser pioneiro na conquista desta nova consciência,com a criação do Primeiro Dia Global, aceite por todas as civilizações, culturas e credos. O Futuro vai ser assim e nós queremos ser os que vão começar o Futuro. Estão aqui reunidos um conjunto de Grandes Lideres Mundiais, e uma constelação é uma cidade de estrelas, por isso honramos ter entre nós uma autêntica constelação de radiosos sábios.”

     
WYD - 2013
Apresentação de Mantra / Kírtana pelo Coral Orquestra OMKÁRA da Confederação Portuguesa do Yoga

 com a prestigiosa colaboração do Dr. Arpan Bhatt Prof. de Tablá da India
   
     

 

CONFERÊNCIA MUNDIAL DO DARSHANA / FILOSOFIA E CIÊNCIA
22 de Junho (Sábado)

 

 
WYD - 2013
O Omkára na abertura do Dia do Darshana
 

 

WYD - 2013
Mr. Subodh Tiwari – Administrador do Keivalyadhama
Yoga Institute

  WYD - 2013
Dr. Nagendra – Presidente da Vivekánanda Yoga University de
Bengaluru - Índia e cientista da NASA

     

 

WYD - 2013
H.H. Svámin Paramátmánanda Sarasvatí Mahá Rája
– Secretário Geral da Hindu Dharma Acharya Sabha
 

Como sempre no Dia anterior – Sábado 22 de Junho - a partir das 9:00h teve lugar a CONFERÊNCIA MUNDIAL DO DARSHANA /FILOSOFIA E CIÊNCIA desta vez no FÓRUM LISBOA. Este ciclo de Conferências contou com a participação dos Grandes Mestres do Yoga Mundiais e Escolas do Yoga Internacionais e Nacionais, entre eles H.H. Svámin Paramátmánanda Sarasvatí Mahá Rája – Secretário Geral da Hindu Dharma Acharya Sabha, Dr. Nagendra – Presidente da Vivekánanda Yoga University de Bengaluru - Índia e cientista da NASA, Subodh Tiwari - Administrador do Keivalyadhama Yoga Institute, H.H. Gurudev Svámin Amrit Desai – Director do Amrit Yoga Institute, Filósofos, Cientista e Médicos, entre muitos outros.

 
WYD - 2013
A Magia da Apresentação do PASHUPATI
 

Da parte da tarde contámos com um espetáculo de beleza e harmonia, pelo Pashupati –Demonstradores do Yoga Tradicional Avançado, numa homenagem à Índia, a Pátria do Yoga, representando “O agitar do oceano de leite”, ou “Samudra Manthan” – um dos Mitos da Criação da Literatura Védica.

 
WYD - 2013
MÁYÁ – Grupo de Teatro Amador da Confederação Portuguesa do Yoga
 

Este Dia contou também com uma apresentação do MÁYÁ – Grupo de Teatro Amador da Confederação Portuguesa do Yoga que levou a palco os “Aforismos da Tradição – as sandálias do Mestre e outros contos”, com contos Tradicionais Hindus e da Sabedoria Popular.

 
WYD - 2013
 

 

O que é o Dia Mundial do Yoga


O Dia Mundial do Yoga é um Candidato precursor junto às Nações Unidas / UNESCO a PRIMEIRO DIA GLOBAL, celebra-se num Auspício Cósmico – Supra Cultural – um Solstício – Junho, 21 – (comemorado sempre no Domingo seguinte quando não coincidente).

 
WYD - 2013
A Abertura do Dia Mundial do Yoga - Professores da Confederação Portuguesa do Yoga, e de Portugal,
as crianças, o Mundo, e o Futuro
 

É um Dia pelo ADN Humano, pela Consciência Global - Inter Étnica, Inter Cultural, e pelo Ecumenismo Inter Religioso. Por uma Globalidade Justa, e pelo esbatimento das desigualdades mundiais; Dia da Luz e da Inteligência a ela associada, pela Cultura da Diplomacia, contra a guerra, pelo Culto da Vida, pela Fraternidade Mundial, e pela Humanidade – 24 horas sem derramamento de sangue em todo o Planeta. Celebra-se a alta importância do que os Seres humanos e as Nações têm em comum, pelo respeito da riqueza da Diversidade – étnica, cultural, e dos Ecossistemas. Pela importância do desenvolvimento pessoal e da auto exigência e auto responsabilidade – e da ligação humano / Cósmica.  

É também o Dia em que Portugal atrai as mais altas individualidades do Yoga da Índia e do Mundo, as Escolas mais conceituadas do Yoga Internacionais e Nacionais, e reúne as mais importantes Religiões do Mundo, e Cientistas Internacionais e Nacionais, e também representantes dos principais Partidos Políticos Nacionais.

 

Created jtemplate joomla templates

facebook-icon